Serviço Educativo

Espaço para a educação não formal, um espaço de criação e inovação, de discussão e reflexão, de prazer e sentido lúdico

O Teatro Extremo desenvolve um Serviço Educativo em que promove um espaço para a educação não formal, um espaço de criação e inovação, de discussão e reflexão, de prazer e sentido lúdico, para crianças, jovens e seniores, envolvendo a comunidade e estabelecendo vínculos com municípios, juntas de freguesia, escolas, coletividades, instituições de carácter social e outras entidades.

Oficina Para crianças que ainda não conseguem chegar ao puxador da porta | 3-5 anos

Projeto de iniciação teatral contínuo que abarca um conjunto de 6 oficinas (histórias, som e música, maquilhagem, figurinos, cenários, iluminação). Tem como objetivo dar a oportunidade às crianças de terem um espaço que privilegia o afeto, a experimentação, a criatividade a partilha de conhecimentos, o trabalho em coletivo e fornecer recursos e materiais de aprendizagem para ajudar as educadoras a desenvolver, utilizar e partilhar uma nova pedagogia rica em conteúdo artístico.

Oficina Vê com os teus olhos e cheira com o teu nariz | 6-12 anos

Sendo a atividade dramática transversal e multidisciplinar, contemplando as dimensões plásticas, sonora, da palavra e do movimento, é uma área privilegiada do desenvolvimento intelectual, social, físico e emocional dos jovens. Ela é também uma atividade coletiva que promove a colaboração e a interdependência no seio do grupo, gerando reflexão sobre valores e atitudes. Esta oficina incentiva a criatividade das crianças, a não terem medo de errar, pensar e inovar e a sentirem-se valorizadas. Através de jogos dramáticos, improvisações e dramatizações, a criança adquire um olhar diferente e mais íntimo para e com as artes, partilhando posteriormente com a comunidade a importância da educação artística do indivíduo e fomentando uma atitude mais positiva em relação ao teatro.

Oficina Não te Afastes da Criatividade | 11 anos aos 14 anos

Esta oficina desenvolve as capacidades individuais, sociais e criativas dos jovens. Fomenta a consciência dos participantes nos mecanismos fundamentais do teatro (personagem, conflito, dialética dos diálogos e situações e dinâmica de grupo). Como a dramatização requer técnicas que se aprendem progressivamente, nestas sessões iremos do mais fácil para o mais difícil, tendo em conta o seguinte conteúdo geral: Jogos Preliminares, Jogos de Sensibilização, Técnica e criatividade corporal, Improvisações, Dramatizações. Pretende-se que os jovens valorizem as suas capacidades criativas e vão tendo aos poucos a consciência que a criatividade é tão importante como a literacia para a construção de uma sociedade mais humana e de igualdade de oportunidades.

Oficina Beba Água da Torneira | 8 anos aos 16 anos

Neste projeto, os participantes são coautores de situações teatrais e textos para um evento a apresentar à comunidade escolar, familiar e local, com vista a sensibilizar crianças, jovens e adultos para o consumo e uso sustentável da água, e para as vantagens ambientais associadas ao uso da água da rede pública, difundindo uma conduta ambientalmente responsável.

Oficina O Riso é o melhor remédio | seniores

Esta oficina permite a concretização de sonhos de pessoas que quando pertenciam à população ativa nunca tiveram a oportunidade de fazer teatro, permite-lhes partilhar as suas vivências, memórias, transmitir conhecimento e experiência às gerações mais novas. Desperta o gosto pelas artes e cultura, aumenta a auto-estima e estimula a memória proporcionando uma mente mais ativa e autónoma. Pretende fomentar as relações interpessoais do grupo com base na harmonia, bem-estar, humor e otimismo e promover a estimulação cognitiva. Esta oficina, que também inicia com jogos teatrais e improvisações, trabalha sempre temas do gosto dos participantes, assim como assuntos mais sérios, como a sexualidade, a perda de faculdades, a perda do papel na sociedade.

Iniciativa Sorriso de Natal | 3-10 anos

Iniciativa anual de solidariedade numa digressão pelas escolas para festejar a Quadra Natalícia com a comunidade escolar do Concelho de Almada. Sorriso de Natal realiza-se entre novembro e dezembro com a apresentação de um espetáculo às crianças dos Estabelecimentos de Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública e IPPS – Instituições Particulares de Solidariedade Social. Esta iniciativa tem como objetivo sublinhar o carácter solidário da Arte, proporcionando às crianças, em especial às mais desfavorecidas, uma Festa de Natal que possam recordar o ano inteiro em que o Teatro é o principal presente.

Newsletter

Teatro Extremo - Mythos 10

Teatro ExtremO

Subscrever a Newsletter para receber informação atualizada

Newsletter subscrita com sucesso!

X