//for don't appear more videos in youtube

Serviço Educativo

Espaço para a educação não formal, um espaço de criação e inovação, de discussão e reflexão, de prazer e sentido lúdico
O Teatro Extremo desenvolve um Serviço Educativo em que promove um espaço para a educação não formal, um espaço de criação e inovação, de discussão e reflexão, de prazer e sentido lúdico, para crianças, jovens e seniores, envolvendo a comunidade e estabelecendo vínculos com municípios, juntas de freguesia, escolas, coletividades, instituições de carácter social e outras entidades.

Oficina Para crianças que ainda não conseguem chegar ao puxador da porta | 3-5 anos

Projeto de iniciação teatral contínuo que abarca um conjunto de 6 oficinas (histórias, som e música, maquilhagem, figurinos, cenários, iluminação). Tem como objetivo dar a oportunidade às crianças de terem um espaço que privilegia o afeto, a experimentação, a criatividade a partilha de conhecimentos, o trabalho em coletivo e fornecer recursos e materiais de aprendizagem para ajudar as educadoras a desenvolver, utilizar e partilhar uma nova pedagogia rica em conteúdo artístico.

Oficina Vê com os teus olhos e cheira com o teu nariz | 6-12 anos

Sendo a atividade dramática transversal e multidisciplinar, contemplando as dimensões plásticas, sonora, da palavra e do movimento, é uma área privilegiada do desenvolvimento intelectual, social, físico e emocional dos jovens. Ela é também uma atividade coletiva que promove a colaboração e a interdependência no seio do grupo, gerando reflexão sobre valores e atitudes. Esta oficina incentiva a criatividade das crianças, a não terem medo de errar, pensar e inovar e a sentirem-se valorizadas. Através de jogos dramáticos, improvisações e dramatizações, a criança adquire um olhar diferente e mais íntimo para e com as artes, partilhando posteriormente com a comunidade a importância da educação artística do indivíduo e fomentando uma atitude mais positiva em relação ao teatro.

Oficina Não te Afastes da Criatividade | 11 anos aos 14 anos

Esta oficina desenvolve as capacidades individuais, sociais e criativas dos jovens. Fomenta a consciência dos participantes nos mecanismos fundamentais do teatro (personagem, conflito, dialética dos diálogos e situações e dinâmica de grupo). Como a dramatização requer técnicas que se aprendem progressivamente, nestas sessões iremos do mais fácil para o mais difícil, tendo em conta o seguinte conteúdo geral: Jogos Preliminares, Jogos de Sensibilização, Técnica e criatividade corporal, Improvisações, Dramatizações. Pretende-se que os jovens valorizem as suas capacidades criativas e vão tendo aos poucos a consciência que a criatividade é tão importante como a literacia para a construção de uma sociedade mais humana e de igualdade de oportunidades.

Oficina Beba Água da Torneira | 8 anos aos 16 anos

Neste projeto, os participantes são coautores de situações teatrais e textos para um evento a apresentar à comunidade escolar, familiar e local, com vista a sensibilizar crianças, jovens e adultos para o consumo e uso sustentável da água, e para as vantagens ambientais associadas ao uso da água da rede pública, difundindo uma conduta ambientalmente responsável.

O Teatro Extremo em parceria com o SMAS de Almada ao abrigo do projeto “Beba Água da Torneira” tem vindo a desenvolver desde 2013 uma oficina de teatro que culmina com a apresentação pública de um exercício final, em que crianças e adolescentes oriundas das diversas escolas do concelho de Almada tentam sensibilizar a comunidade para o consumo sustentável da água e para as vantagens ambientais associadas ao uso da água da rede pública, difundindo assim uma conduta ambientalmente responsável. 

Estas crianças e jovens são coautoras do texto e situações teatrais deste exercício final com o tema “Vamos falar sobre água”. Com humor, alertam a comunidade que apesar de a água que existe no planeta possivelmente ser a mesma de anos atrás, a quantidade disponível para o consumo dos seres humanos, sem lhe causar nenhum malefício para a saúde, já não é a mesma e com tendência a diminuir por conta das poluições e desperdício. É urgente que todos nós façamos um esforço para que o futuro da espécie humana e de muitas outras não seja comprometido. A água é o recurso terrestre mais precioso.

Ficha artística e técnica

Direção artística: Bibi Gomes

Coautores/interpretação: Ana Sofia Marques, Ana Sofia Martins, António Carvalho, Beatriz Vicente, David Castilho, David Menezes, Eva Lázaro, Filipa Martins, Inês Carvalho, Inês Costa, Madalena Goncalves, Manuel Brás, Margarida Afonso, Patrícia Rocha, Sara Taia, Sofia Menezes 

Seleção e recolha de músicas: coletiva

Seleção de imagens: Cármen Duarte

Desenho de luz, som, vídeo e montagem: Celestino verdades e Daniel verdades

Operação de luz, som e vídeo: Celestino verdades e Daniel verdades

Direção de produção: Sofia Oliveira

Assistência de produção: Josefina Correia e Paula Almeida

Comunicação e assessoria de imprensa: Nádia Santos

Promoção: Víctor Pinto Ângelo

Coordenação do Serviço Educativo do Teatro Extremo: Bibi Gomes

Parceria Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada e Teatro Extremo

Oficina O Riso é o melhor remédio | seniores

Esta oficina permite a concretização de sonhos de pessoas que quando pertenciam à população ativa nunca tiveram a oportunidade de fazer teatro, permite-lhes partilhar as suas vivências, memórias, transmitir conhecimento e experiência às gerações mais novas. Desperta o gosto pelas artes e cultura, aumenta a auto-estima e estimula a memória proporcionando uma mente mais ativa e autónoma. Pretende fomentar as relações interpessoais do grupo com base na harmonia, bem-estar, humor e otimismo e promover a estimulação cognitiva. Esta oficina, que também inicia com jogos teatrais e improvisações, trabalha sempre temas do gosto dos participantes, assim como assuntos mais sérios, como a sexualidade, a perda de faculdades, a perda do papel na sociedade.

Iniciativa Sorriso de Natal | 3-10 anos

Iniciativa anual de solidariedade numa digressão pelas escolas para festejar a Quadra Natalícia com a comunidade escolar do Concelho de Almada. Sorriso de Natal realiza-se entre novembro e dezembro com a apresentação de um espetáculo às crianças dos Estabelecimentos de Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública e IPPS – Instituições Particulares de Solidariedade Social. Esta iniciativa tem como objetivo sublinhar o carácter solidário da Arte, proporcionando às crianças, em especial às mais desfavorecidas, uma Festa de Natal que possam recordar o ano inteiro em que o Teatro é o principal presente.

Sorriso de Natal

4 NOV A 17 DEZ EM DIGRESSÃO PELAS ESCOLAS DO CONCELHO DE ALMADA

Parceria Teatro Extremo / Juntas de Freguesia do Concelho de Almada

A iniciativa anual “Sorriso de Natal” do Serviço Educativo do Teatro Extremo realiza-se em digressão pelas escolas do 1º ciclo do Concelho de Almada, em parceria com Juntas de Freguesia do Concelho (Almada, Cova da Piedade, Pragal, Cacilhas, Feijó, Laranjeiro, Charneca de Caparica, Sobreda, Caparica e Trafaria), com o apoio da Câmara Municipal de Almada.

A peça de teatro desta iniciativa “Já é Amanhã” trata da infância vivida por diferentes gerações, com texto e encenação de Tiago Mateus e interpretação de Gonçalo Lelo e Luís Simões.

Sinopse: “Já é Amanhã” trata da relação de duas personagens – um homem com setenta anos e um jovem rapaz – a questão milenar do conflito intergeracional. Estas duas personagens cruzam-se por um acaso. De forma lúdica, divertida e simples é demonstrada a confiança que estas duas personagens constroem uma com a outra, no sentido de uma maior abertura de ambas para alargar o conhecimento sobre a vida. A partilha da infância de cada um: o que o homem tinha para brincar, o que o jovem rapaz tem agora e o segredo que existe no ser humano na relação com o mundo e com o outro.

Newsletter

Teatro Extremo - Mythos 10

Teatro ExtremO

Subscrever a Newsletter para receber informação atualizada

Newsletter subscrita com sucesso!

X