//for don't appear more videos in youtube
Sementes-2021-Teatro-Extremo
Sementes-2021-Teatro-Extremo

Sementes

Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público

Mostra internacional de artes dedicada à infância, juventude e público familiar, tendo como auge a comemoração do Dia Mundial da Criança, dia 1 de junho, cuja área artística privilegiada é o teatro, mas onde se apresentam também espetáculos de música, circo, dança, marionetas e artes de rua, nacionais e estrangeiros, muitos deles premiados internacionalmente.

Evento desenvolvido maioritariamente em Almada, sede do Teatro Extremo, trabalha em rede com diversos municípios (ao longo dos anos realizou extensões em Aveiro, Barreiro, Cascais, Castro Verde, Lisboa, Loures, Montemor-o-Novo, Moita, Odivelas, Santarém, Seixal e Sesimbra), apresentando a sua programação em equipamentos e espaços públicos dos referidos municípios. Em Almada, o evento descentraliza-se pelas várias freguesias do Concelho, tentando colmatar as assimetrias regionais e sociais ainda existentes neste Concelho da periferia de Lisboa.

Mostra internacional de artes dedicada à infância, juventude e público familiar, tendo como auge a comemoração do Dia Mundial da Criança, dia 1 de junho, cuja área artística privilegiada é o teatro, mas onde se apresentam também espectáculos de música, circo, dança, marionetas e artes de rua, nacionais e estrangeiros, muitos deles premiados internacionalmente.

Evento desenvolvido maioritariamente em Almada, sede do Teatro Extremo, mas com extensões a diversos outros municípios (desde 2009 o Sementes já se descentralizou por Aveiro, Barreiro, Cascais, Castro Verde, Lisboa, Montemor-o-Novo, Moita, Odivelas, Santarém, Seixal e Sesimbra), apresentando a sua programação em equipamentos e espaços públicos dos referidos municípios. Em Almada, o evento descentraliza-se pelas várias freguesias do Concelho, tentando colmatar as assimetrias regionais e sociais ainda existentes neste Concelho da periferia de Lisboa.

26ª edição de Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público

Depois de uma 25ª edição completamente atípica, devido à pandemia do COVID-19, o Teatro Extremo, volta às salas do Concelho de Almada (Teatro-Estúdio António Assunção, Teatro Municipal Joaquim Benite e Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia) e a vários espaços ao ar livre (Museu de Almada – Casa da Cidade, Fonte da Pipa, no Olho de Boi, Cacilhas, junto ao Museu Naval, Rua Adriano Correia de Oliveira, no Laranjeiro e Pç. Urbano Tavares Rodrigues, no Feijó), mas também às salas e locais ao ar livre dos nossos parceiros Loures, Moita, Montemor-o-Novo, Seixal, Sesimbra e Minutos Redondos (entidade gestora do Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas) entre os dias 21 de maio e 6 de junho de 2021, para realizar a 26ª edição de Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público.

Volta com nova força, mas com toda a precaução e cumprimento das regras de segurança, distanciamento e higiene, da DGS e DRS, para a realização de espetáculos de artes cénicas em sala e espaços ao ar livre de modo a garantir a todos, público, artistas, técnicos, frentes de sala, bilheteiras, as melhores condições de fruição em segurança da arte que fazemos a pensar no público.

E voltamos, porque ainda que todos nós nos congratulemos com o esforço de todos os artistas em fazer chegar ao seu público a sua arte, a sua criatividade por outros meios alternativos como as novas plataformas digitais, as artes cénicas são artes vivas que precisam da comunhão com o público, da sua vibração, da sua respiração. E porque o público precisa desse espaço de encontro, de discussão, de troca de ideias e de socialização presencial, o que não acontece no mundo digital.

Voltamos com nova força porque, para além do financiamento da República Portuguesa através da DGArtes e da Câmara Municipal de Almada, temos o regresso de vários dos nossos parceiros e a adesão de novos, essenciais para que o esforço de levar a cabo esta festa das artes e da cultura para toda a família possa chegar sempre ao maior número possível de pessoas. Por isso e para que o festival seja transversal a todos os públicos sem exclusões, preparámos uma programação de luxo com companhias de renome nas artes cénicas para as crianças, jovens e adultos, nacionais e estrangeiras, merecedoras de vários prémios, desde Prémio Nacional de Artes Escénicas para la Infância e la Juventud 2020 (Espanha) ao Prémio de Melhor Ambiente Sonoro.

Ainda na continuação da ideia de celebração dos 25 anos do Sementes com companhias que por cá passaram ao longo de todos esses anos e que marcaram o festival e o público e, uma vez que devido à COVID 19 não as pudemos programar em 2020, iremos apresentá-las este ano. Estejam, pois, atentos a toda a programação.

Nesta 26ª edição podem, pois, contar, com espetáculos de teatro, música, dança, circo, palhaços, ópera, marionetas, sombras digitais, jogos interativos, cinema de animação e ilustração ao vivo, num total de 53 atividades, 15 espetáculos e 16 companhias oriundas de Portugal, Espanha, Itália e Bélgica.

Como novidade, nesta 26ª edição do Sementes, temos a parceria que estabelecemos com a CMA para a comemoração do Dia Internacional dos Museus, contribuindo para a sua programação cultural durante o primeiro fim-de-semana do festival, levando as artes cénicas ao património museológico da cidade. Fazem parte desta programação conjunta os dois espetáculos de abertura desta 26ª edição de Sementes no Museu de Almada – Casa da Cidade e o espetáculo programado para a Fonte da Pipa, Olho de Boi, em Cacilhas, junto ao Museu Naval, no dia 23 de maio.

Por tudo isto, contamos convosco para, com cuidado, com a máxima segurança garantida, irmos de novo abrindo horizontes e perspetivas para um mundo justo, inclusivo e sustentável.

A todos um óptimo Sementes!

Teatro Extremo

 

Nesta que é a 26.ª edição da “Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público”, e no contexto que atravessamos ainda, importa não esquecer a importância da partilha cultural para e com todos os públicos e o direito constitucional do acesso à Cultura.

Pensada especificamente para o público infantil – o ‘pequeno público’ -, a qualidade dos espetáculos proporcionados não deixa margem para duvidar da exigência destes espectadores, pequenos em idade, mas muito grandes na sua capacidade de apreciar e interiorizar todas as manifestações artísticas incluídas nesta Mostra, como o teatro, as marionetas, o espetáculo de silhuetas, o circo ou a música.

A arte fornece-nos instrumentos que aguçam a imaginação e nos fazem questionar o mundo, mas que nos ajudam também a compreender, a ver e a sentir a realidade. Torna as pessoas mais fortes, resilientes, solidárias e curiosas. Conscientes desta responsabilidade, todos os anos a equipa do Teatro Extremo prepara um programa de excelência para este público tão especial e que tanto merece, mas também para pais, avós e amigos. A “Sementes” é um festival para a família.

Ainda no âmbito das celebrações do 25.º aniversário da Mostra, a programação deste ano apresenta um leque muito diverso de companhias, nacionais e internacionais, como é o caso da Companyia de Comediants La Baldufa (Lérida, Espanha), que recebeu, em 2020, o Prémio Nacional de Artes Cênicas para Crianças e Jovens, ou da Jangada Teatro (Lousada), da almadense AlmaDa Street Band, entre muitas outras.

Como em 2020, a proposta é clara: em Almada, no respeito absoluto pelas regras de segurança que os tempos exigem, a Cultura não está confinada. Pois ela é fundamental para enfrentar as adversidades.

Faço, assim, votos de que esta seja mais uma grande celebração das Artes e que a “Sementes” continue por muitos anos a ‘germinar’ e a fazer crescer a criatividade, a imaginação e o sentido de comunidade nas nossas crianças.

Inês de Medeiros,

Presidente da Câmara Municipal de Almada

 

Equipa Sementes

Direção Rui Cerveira

Direção técnica: Celestino Verdades

Assistente de Direção técnica: Daniel Verdades

Técnicos  Bernando Martins,  Maria João Montenegro, Paulo César, Paulo Gomes, Sandro Esperança, Sérgio Moreira

Direção de produção Sofia Oliveira

Comunicação e assessoria de imprensa Nádia Santos

Assistência de produção e secretariado Paula Almeida

Promoção Victor Pinto Ângelo

Imagem Catarina Pé-Curto

Voz off spot rádio Paulo Lázaro

Fotografia Luís Aniceto

Acolhimento Fernando Jorge Lopes, Paula Almeida

Bilheteira Josefina Correia

Frente de sala Bibi Gomes, Cláudia Carvalho, Nádia Santos

Estagiários Bruno Covilhã, Carolina Cipriano, Cheila Costa, Diogo Gonçalves, Inês Correia, Matheus Prior, Tomás Reis

 

Reconhecimentos e Redes

Sementes recebeu em 2017 o selo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe – atribuído pela EFA – European Festivals Association, que destaca os festivais artísticos europeus que respeitam um conjunto de requisitos de programação, suporte à criação, ligação à comunidade e impacto internacional.

Em 2002 recebeu a medalha de prata de mérito cultural da cidade de Almada. Faz parte, desde 2012, da rede Open Street, Street Arts European Forum, sedeada em Bruxelas, Bélgica.

Actividades Principais

Atividades principais do Sementes

Como atividades principais desta iniciativa temos a apresentação de espetáculos (sala e rua), de teatro, dança, circo, marionetas, música e artes de rua, para bebés, crianças a partir dos 6 anos, jovens a partir dos 12 anos e público familiar.

Apostamos numa programação eclética a nível de áreas artísticas, linhas estéticas e níveis de leitura por forma a alcançar todos os públicos independentemente de hábitos de fruição artística, formação académica e estrato sócio-económico, numa perspetiva de desenvolvimento de audiências.

Em cada edição desta iniciativa programamos como atividades complementares, diversas oficinas artísticas, jogos, exposições e encontros de reflexão teórica.

Actividades

Principais

Atividades principais do Festival Sementes

Como atividades principais desta iniciativa temos a apresentação de espetáculos (sala e rua), de teatro, dança, circo, marionetas, música e artes de rua, para bebés, crianças a partir dos 6 anos, jovens a partir dos 12 anos e público familiar.

Apostamos numa programação eclética a nível de áreas artísticas, linhas estéticas e níveis de leitura por forma a alcançar todos os públicos independentemente de hábitos de fruição artística, formação académica e estrato sócio-económico, numa perspetiva de desenvolvimento de audiências.

Em cada edição desta iniciativa programamos como atividades complementares, diversas oficinas artísticas, jogos, exposições e encontros de reflexão teórica.

Newsletter

Teatro Extremo - Mythos 10

Teatro ExtremO

Subscrever a Newsletter para receber informação atualizada

Newsletter subscrita com sucesso!

X