maio, 2023

Detalhes do Evento
A companhia A Associação Cultural Produções Real Pelágio foi fundada em 1997 por Sílvia Real e pelo compositor e músico Sérgio Pelágio, baseando-se nas afinidades estéticas, conceptuais e
Detalhes do Evento
A companhia A Associação Cultural Produções Real Pelágio foi fundada em 1997 por Sílvia Real e pelo compositor e músico Sérgio Pelágio, baseando-se nas afinidades estéticas, conceptuais e programáticas que ambos partilhavam. Sílvia Real e Sérgio Pelágio trabalharam juntos pela primeira vez em “Sob” de Vera Mantero (1993).
O espetáculo Esta é a mais recente História Magnética estreada em 2020 no Teatro LU.CA. Movido pela crescente onda obscurantista, retrógrada e fascista que avança por esse mundo fora, saiu-me, como um gesto de reação, esta história que fala de uma criança que viveu a transição do fascismo para a democracia em Portugal e que por isso sabe muito bem que não há coisa pior do que viver sob um regime como o antigo”, conta Pelágio. Não se deixem enganar! – um conto panfletário de 2019” é pois uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor. Sem nunca esquecermos que, hoje como ontem, é preciso estar atento às marés!
A oficina Os ateliers são dirigidos pelos dois intérpretes e seguem-se à apresentação do espetáculo. Começa-se por uma conversa para garantir que todos perceberam a história e para ativar as suas diversas interpretações. Os intérpretes começam por explicar como trabalharam o material textual pré-existente até chegar ao formato final e de que forma articularam texto, imagem, música e narração. Música, texto e ilustração são a técnicas exploradas nesta oficina.
Ficha artística Texto: Sérgio Pelágio; Composição, direção e guitarra elétrica: Sérgio Pelágio; Narração: Isabel Gaivão história-concerto para crianças, com banda-sonora original e ao vivo de Sérgio Pelágio Duração: 20 minutos (conto musicado) + 70 minutos (oficina artística para pais e filhos)
Ver Mais
Hora
(Domingo) 11:00
Local
Espaço Acome, Almada
Espaço Acome, Almada