//for don't appear more videos in youtube

agosto, 2020

01ago16:0016:30Conversa: As artes, as crianças e a democracia: 25 anos do Festival Sementes – por António Ângelo Vasconcelos16:00 - 16:30

Ver Mais

Detalhes do Evento

25ª edição de Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público – 24 de Julho a 2 de Agosto de 2020

1 de agosto – 16h00 – Museu da Cidade, Almada

Conversa: As artes, as crianças e a democracia: 25 anos do Festival Sementes – por António Ângelo Vasconcelos

Ao longo de 25 anos o “Festival Sementes: Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público” desenvolveu um trabalho intenso e continuado, único no contexto nacional, através da apresentação de uma diversidade de espetáculos para o “pequeno público”, em diferentes espaços do concelho de Almada e de outros concelhos dos distritos de Setúbal, Lisboa, Évora, Portalegre, Aveiro e Santarém. Diversidade de propostas estéticas, artísticas e formativas, para além de um conjunto, também diversificado, de atividades complementares: do cinema à formação de crianças e jovens, de tertúlias a seminários.

Neste contexto, nesta “conversa” vão ser apresentados alguns resultados de uma investigação em curso sobre o Sementes “um festival aberto aos mundos reais e imaginário” em que a convivialidade entre diferentes pressupostos artísticos, estéticos, culturais e sociais na democratização do acesso à cultura se apresentam determinantes na construção de uma cidadania culta e cosmopolita. Trabalho que parte de uma questão inicial: de que modos é que o Festival Sementes tem contribuído para a construção de uma Cidade e Cidadania mais culta, democrática e cosmopolita?

 

António Ângelo Vasconcelos – Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Aveiro, licenciou-se em Ciências Musicais e doutorou-se em Educação pela Universidade de Lisboa. Tem várias publicações no âmbito do ensino artístico, políticas públicas e criatividade e é membro dos centros de investigação CIPEM-INET-md e do CIEF-IPS. Desempenha as funções de Professor-Adjunto no Departamento de Artes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Hora

(Sábado) 16:00 - 16:30

Local

Museu da Cidade, Almada

Organizado por

Teatro Extremo

Teatro Extremo - Mythos 10

Teatro ExtremO

Subscrever a Newsletter para receber informação atualizada

Newsletter subscrita com sucesso!

X