maio, 2023

Detalhes do Evento
CONTAR HISTÓRIAS FIO A FIO . O MUNDO DO ESPECTÁCULO OFICINA CONTADOR DE HISTÓRIAS 2 de Maio a 4 de Junho 2, 8, 15, 22 e 29 de Maio –
Detalhes do Evento
CONTAR HISTÓRIAS FIO A FIO . O MUNDO DO ESPECTÁCULO
OFICINA CONTADOR DE HISTÓRIAS
2 de Maio a 4 de Junho
Rua Capitão Leitão 16, Almada
Valor: 40€
A inscrição no workshop é feita mediante o preenchimento Ficha de Inscrição em https://forms.gle/uXm5GgizwMucZUJW6
As histórias são fios que nos ligam, a nós mesmos, dando-nos a perceção e conhecimento da nossa história. São fios que nos interligam ao outro, num determinado espaço e tempo.
O acto de contar é propôr-se a rasgar o silêncio e provocar, no outro, emoções através do eixo da relação. O ofício da palavra é um fiar, infindo. É procurar-se a si próprio em todas as suas certezas, dúvidas, convicções, ideais, alicerces e geografias emocionais em busca de pontes para fiar o encontro com o outro. É necessária uma constante leitura, da escuta que nos rodeia, do espaço, dos tempos e de um espaço indelével que cada um habita quando conta. A proposta de formação busca contribuir para que cada participante possa encontrar o fio da própria voz através de uma experiência coletiva, e de construção singular.
Bru Junça é Licenciada em Educação de Infância e Pós-Graduada em Livro Infantil pela Universidade Católica de Lisboa. Como mediadora de leitura e contadora de histórias participa em vários encontros nacionais e internacionais, quer a nível performativo quer a nível formativo, trabalhando com várias faixas etárias. Criadora da marca Conto por Ponto, livros de pano artesanais inspirados em textos da tradição oral. Esteve envolvida na implementação das primeiras 9 bibliotecas escolares de Cabo Verde e numa rede de formação para professores, entre ilhas. Foi convidada pelo IPOR (Instituto Português do Oriente) em Macau para ingressar num encontro que visa a sensibilização da língua portuguesa Fez parte do projecto “Mamãs em Movimento” em Moçambique, levado a cabo pela associação AIDGlobal, trabalho que incide na promoção da leitura na primeira infância pelos e com os elementos da comunidade. Em Angola como mediadora de leitura e contadora de histórias ingressou num projecto social – Projecto Cuerama. De 2014 até à data leva a cabo um trabalho em continuidade com grupos de leitura em creche na Creche e Jardim de Infância Nossa Senhora da Piedade, Évora. De 2020 até à data integra a equipa artística do O MUS-E em Évora, projeto de âmbito internacional desenvolvido pela Associação Menhuin Portugal.Aquando a pandemia Covid-19 foi responsável pela Hora da Leitura do 1o e 2o Ano de Escolaridade no Estudo em Casa promovido pelo Ministério da Educação, transmitido pela RTP Memória. É Membro da equipa de especialistas do Observatório de Leitura.
Tâmara Bezerra é educadora e artista, investigadora pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – Portugal. Dedica-se à pesquisa e partilha em narração oral de histórias no Brasil e outros países. Autora de literatura para crianças e jovens, é Contadora de Histórias Profissional com repertório que conta com forte influência da poética do sertão brasileiro. Atua como formadora de narradores orais e professora do ensino superior. Integra o grupo de estudos, pesquisas e partilhas com narrativas: Costureiras de Histórias (Brasil). Associada da Ações & Conexões Associação Cultural. Membro da equipa de especialistas do Observatório de Leitura.
Ver Mais
Hora
Maio 2 (Terça) 18:00 - Junho 4 (Domingo) 16:00
Local
Espaço Acome, Almada
Espaço Acome, Almada