//for don't appear more videos in youtube

A Avó Grilo e o Catavento

Dizem que eles andam sempre juntos, e andam por aí…

Peça sobre o alcance da Arte e da Ciência na vida dos indivíduos, seus limites e responsabilidade social

A Portagem Fantasma

Uma surpreendente viagem fantástica

Era Uma Vez ... Ou Lá o Que é Que é

Comédia burlesca para público familiar

Mythos

Uma criação original de inspiração clownesca para toda a família

Armstrong

Espetáculo a assinalar os 50 anos da chegada do Homem à Lua

Einstein

A Arte, a Ciência e a História na visão do génio Albert Einstein

Lenda das Amendoeiras em Flor

Um contador de histórias invoca o universo fantástico da Poesia

Espetáculos

Em circulaçÃo

A Avó Grilo e o Catavento

transgressões-teatro-extremo-capa-2

Dizem que eles andam sempre juntos, e andam por aí…

Sinopse

Segundo a lenda, havia uma avó, chamada Direjná que era um grilo. Ela era a dona da água e por onde passava a água brotava quando entoava o seu canto de amor. Um dia, os netos cansados de tanta água e após a inundação de seus campos, pediram que ela fosse embora. Ela decidiu ir viver para outro local e conheceu Kata, o catavento dos cinco continentes. Dizem que eles andam sempre juntos, e andam por aí… e que avó envia água do céu ou aparece sempre que alguém diz o seu nome.

58ª criação Teatro Extremo 

Duração: 40’ 

Classificação etária: M/3

Rider Técnico: N/D

Ficha Artística e Técnica

Texto: texto coletivo inspirado em “Abuela Grillo”, lenda do povo Ayoreo da Bolívia, “A Vendedora de Fósforos” de Hans Christian Anderson e “O Sonho de Lu Shzu” de Ricardo Gómez; Dramaturgia e Encenação: Bibi Gomes; Interpretação: Cecília Laranjeira e Maria Inês Brás; Música e Sonoplastia: João Lima; Figurinos: Cristiana Francisco; Cenografia: Sofia Bravo; Desenho de Luz: Daniel Verdades; Direção Técnica: Celestino Verdades; Técnico de Som: Sandro Esperança;   Direção de Produção: Sofia Oliveira; Produção: Josefina Correia e Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Imagem: Maria Inês Brás; Design Gráfico: P2F Atelier; Fotografia: José Frade; Produção Audiovisual: Diogo Barbosa; 58ª Criação do Teatro Extremo 

 

Fotos do espetáculo A Avó Grilo e o Catavento

transgressões-teatro-extremo-capa-2

Peça sobre o alcance da Arte e da Ciência na vida dos indivíduos, seus limites e responsabilidade social

Sinopse

“Transgressões” trata da história de Friedrich Wertheim, um químico de origem alemã, que se suicida, culpando-se por ter colocado nas mãos de terroristas uma maneira fácil de fazer uma neurotoxina.

As circunstâncias e os motivos de sua morte perturbam profundamente a vida de três pessoas ligadas a Wertheim – sua filha Katie, Stefan o amante de Katie (um artista conceptual) e a segunda esposa separada de Wertheim, Julia.

A vida dessas pessoas é fraturada pelo suicídio, percebendo-se que o conflito ético entre Katie e seu pai é muito profundo (Katie é cientista, bióloga molecular, mas com ideias muito diferentes sobre a responsabilidade social dos cientistas). O motivo da ação de Wertheim não é tão simples quanto parece, uma vez que emerge de um passado obscuro e de uma série notável de circunstâncias sobre a sobrevivência de seus pais na Alemanha Nazi. Mas esta morte também põe a descoberto “outros esqueletos dentro do armário” tanto de Stefan, como de Julia. Incapazes de resistir ao poder transformador da morte, mas também à sua própria Hubris, separados e juntos pelas suas memórias, vontades e carências, os três “sobreviventes” tentam dar um sentido às suas vidas abaladas por este abrupto evento.

Este espetáculo integra o Ciclo “EmCena a Ciência” que o Teatro Extremo propõe aos seus públicos, baseado no conceito de proximidade entre arte e ciência, seja pela complementaridade, seja pela influência recíproca, no sentido de desmontar os códigos ao ponto de perderam o seu carácter hermético, rígido e sem ligação com a vida do cidadão comum, equacionando a arte e a ciência através das suas dimensões sociais e individuais.

Informação complementar (cientifico, pedagógica) clique aqui.

57ª criação Teatro Extremo 

Duração: 60’ 

Classificação etária: M/12

Rider Técnico: Completo

Ficha Artística e Técnica

Autor: Roald Hoffmann; Tradução: Luzia Paramés; Encenação: Sylvio Zilber; Interpretação: Cláudia Negrão, Fernando Jorge Lopes e Sara Castanheira; Cenografia: Hugo Migata e Pedro Silva; Construção de Cenografia: Celestino Verdades, Daniel Verdades, Maria João Montenegro; Figurinos: Miguel Falcato; Costureira: Rosário Balbi; Desenho de Luz: Daniel Verdades; Edição de Som: Sandro Esperança; Direção Técnica: Celestino Verdades; Técnicos de Palco: Daniel Verdades e Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Produção: Josefina Correia e Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Formação em Contexto de Trabalho: Carla Neto e Francisca Maurício – Curso Profissional Interprete/Ator/Atriz ES D. Pedro V; Design Gráfico: P2F Atelier; Produção Audiovisual: Diogo Barbosa; Spot TV: Miguel Falcato; Voz Off Spot Rádio/TV: Paulo Lázaro; Fotografia: José Frade

Vídeo do espetáculo Transgressões

Fotos do espetáculo Transgressões

Uma surpreendente viagem fantástica

Sinopse

Milo é uma criança que está sempre aborrecida. Por isso, quando encontra um enorme pacote-surpresa no seu quarto, duvida que seja algo que lhe interesse. Mas quando vê que o presente é uma Genuína Portagem-Fantasma, entra no seu carro a  pedais e parte para uma jornada mágica.

56ª criação Teatro Extremo | 2021

 Duração: 40′

 Classificação etária: M/3

Teatro Extremo - Mythos
Teatro Extremo - Mythos

Rider Técnico: Completo

Ficha Artística e Técnica

A partir de “A Portagem-Fantasma” de Norton Juster; Dramaturgia e Encenação: Luzia Paramés; Interpretação: César Melo e Sara Castanheira; Objectos cénicos: Luís Pinho; Figurinos: Alice Rolo; Sonoplastia: Sandro Esperança; Desenho de Luz: Maria João Montenegro; Direção técnica: Celestino Verdades; Técnicos de palco: Daniel Verdades e Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Produção: Josefina Correia e Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Design Gráfico: P2F Atelier; Fotografia: José Frade; 56ª criação do Teatro Extremo

Vídeo do espetáculo Portagem Fantasma

Fotos do espetáculo A Portagem Fantasma

Era Uma Vez…

Ou Lá o Que é Que é

Teatro Extremo - Dois Reis e Um Sono

Comédia burlesca para público familiar 

Uma comédia burlesca para público familiar. Uma criação inspirada nas histórias que todos conhecemos desde a mais tenra idade. Espetáculo com interpretação de Bibi Gomes, Rui Cerveira e Fernando Jorge Lopes e direção artística do belga Joseph Collard, criador que tem no seu curriculum a passagem por largos anos pelo Cirque do Soleil.

Sinopse

Desenvolvido na técnica do “clown” moderno, o “clown” de teatro, o espetáculo procura através da ingenuidade, espontaneidade e imaginação, equacionar as inquietações do público contemporâneo de todas as idades, devolvendo-lhe o desejo de sonhar e inventar histórias através do jogo cénico inscrito na representação burlesca dos personagens desses contos universais.

53ª Criação do Teatro Extremo | 2020

Duração: 75

Classificação Etária: M/6 anos

Rider Técnico: Completo

Ficha Artística e Técnica

Criação Coletiva; Direção Artística: Joseph Collard; Assistência de Encenação: Josefina Correia; Interpretação: Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes, Rui Cerveira; Figurinos: Arminda Moisés Coelho; Cenário: Daniel Verdades; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Montagem: Celestino Verdades e Daniel Verdades; Operação de Luz e Som: Celestino Verdades/Daniel Verdades; Sonoplastia: Fernando Jorge Lopes, Joseph Collard; Movimento: Bárbara Salvador; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia, Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Vídeo: Diogo Barbosa; Imagem: Fedra Santos; Design Gráfico: P2F Atelier; Fotografia: José Frade

Vídeo do espetáculo Era uma vez… Ou lá o que é que é

Fotos do espetáculo Era uma vez… Ou lá o que é que é

Teatro Extremo

Para uma era de extremos é necessário um Teatro ExtremO

Um teatro que atue sobre os limites da condição humana, um teatro desassossegado que questione tudo e todos, que confronte a arte com as suas próprias fronteiras.

Mythos

Uma criação original de inspiração clownesca para toda a família

Uma criação original de inspiração clownesca para toda a família. Interpretada por Bibi Gomes, Rui Cerveira e Fernando Jorge Lopes, tem direção artística de Joseph Collard, criador que tem no seu curriculum a passagem por largos anos pelo Cirque do Soleil.

Sinopse

Uma conferência sobre a Mitologia. Este é o ponto de partida que leva os personagens a fazer uma “viagem” em tom de comédia, em demanda da curiosidade e da imaginação universal, glosando os mitos universais e urbanos para expor a condição humana na nossa sociedade contemporânea.

Teatro Extremo - Mythos
Teatro Extremo - Mythos

47ª Criação do Teatro Extremo | 2016

Duração: 75′

Classificação Etária: M/6 anos

Rider Técnico: Medidas mínimas | Completo

Ficha Artística e Técnica

Criação Coletiva; Direção Artística: Joseph Collard; Interpretação: Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes e Rui Cerveira; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Cenografia: Teatro Extremo; Construção de Cenografia e Adereços: Daniel Verdades e Maria João Montenegro; Figurinos: Arminda Moisés Coelho; Sonoplastia: Fernando Jorge Lopes e Joseph Collard; Montagem da Sonoplastia: Sandro Esperança; Operação Técnica: Daniel Verdades/Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia, Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo;  Vídeo: João Varela; Design Gráfico: P2F Atelier; Fotografia: Vítor Cid

Teatro Extremo - Mythos

Uma criação original de inspiração clownesca para toda a família

Uma criação original de inspiração clownesca para toda a família. Interpretada por Bibi Gomes, Rui Cerveira e Fernando Jorge Lopes, tem direção artística de Joseph Collard, criador que tem no seu curriculum a passagem por largos anos pelo Cirque do Soleil.

Sinopse

Uma conferência sobre a Mitologia. Este é o ponto de partida que leva os personagens a fazer uma “viagem” em tom de comédia, em demanda da curiosidade e da imaginação universal, glosando os mitos universais e urbanos para expor a condição humana na nossa sociedade contemporânea.

47ª Criação do Teatro Extremo | 2016

Duração: 75′

Classificação Etária: M/6 anos

Teatro Extremo - Mythos

Rider Técnico: Medidas mínimas | Completo

Ficha Artística e Técnica

Criação Coletiva; Direção Artística: Joseph Collard; Interpretação: Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes e Rui Cerveira; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Cenografia: Teatro Extremo; Construção de Cenografia e Adereços: Daniel Verdades e Maria João Montenegro; Figurinos: Arminda Moisés Coelho; Sonoplastia: Fernando Jorge Lopes e Joseph Collard; Montagem da Sonoplastia: Sandro Esperança; Operação Técnica: Daniel Verdades/Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia, Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo;  Vídeo: João Varela; Design Gráfico: P2F Atelier; Fotografia: Vítor Cid

Vídeo do espetáculo Mythos

Fotos do espetáculo Mythos

Armstrong

Teatro Extremo - Armstrong

52ª Criação do Teatro Extremo | 2019

Duração: 50′

Classificação Etária: M/12 anos

Rider Técnico: Completo

Ficha Artística e Técnica

Autor e Encenação: Castro Guedes; Assistente de Encenação: Josefina Correia; Interpretação: António Rodrigues; Interpretes em Vídeo: Afonso Guerreiro, Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes, Jaime Soares, Karas, Marco Mendes, Rui Cerveira; Figurinos: Fernando Jorge Lopes, Josefina Correia; Desenho de Luz: Daniel Verdades; Sonoplastia: António Rodrigues; Cenário: Fernando Jorge Lopes, Daniel Verdades; Direção Técnica: Celestino Verdades; Construção e Montagem: Celestino Verdades, Daniel Verdades, Maria João Montenegro; Adereços em fibra de vidro: Maria Ribeiro; Adereços e Maquilhagem: Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia, Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Vídeo: António Rodrigues; Design Gráfico: P2F atelier; Fotografia: Luís Aniceto; Ciclo EmCena a Ciência

Espetáculo a assinalar os 50 anos da chegada do Homem à Lua

Criação que assinalou o 25º Aniversário do Teatro Extremo, no ano quem que se celebrou os 50 anos da chegada do Homem à Lua. Integra o Ciclo EmCena a Ciência que a companhia promove numa relação estreita entre a Arte e a Ciência junto do público, dando a conhecer a vida e obra de grandes cientistas. 

Sinopse

Neste espetáculo, o primeiro astronauta que pisou a lua, Neil Armstrong, entre o sonho e um relato de memórias consigo próprio, vai-nos proporcionando o percurso da perceção e evolução científica da organização do Sistema Solar, introduzindo em cena os protagonistas dos principais modelos: Ptolomeu, Copérnico, Galileu, Newton e Einstein.

Teatro Extremo - Armstrong

Vídeo do espetáculo Armstrong

Fotos do espetáculo Armstrong

Einstein

Teatro Extremo - Einstein

31ª Criação do Teatro Extremo | 2005

Duração: 65′

Classificação Etária: M/12

Rider Técnico: Completo

Ficha Artística e Técnica

Autor: Gabriel Emanuel; Versão Portuguesa e Voz Off: José Henrique Neto; Dramaturgia e Encenação: Sylvio Zilber (Brasil); Assistência de Encenação: Isabel Leitão; Interpretação: Fernando Jorge Lopes; Cenografia e Adereços: Arminda Moisés Coelho; Assistente de Cenografia: David Oliveira; Carpintaria: João Paulo Santos; Figurinos: Alice Rolo; Consultor Musical: António Rocha; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Desenho de Som: Sérgio Moreira; Operação técnica: Daniel Verdades/Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Design Gráfico: RINGUE; Web Film: yumy technology; Spot TV: l3 Vídeo; Vídeo: João Varela; Fotografia: José Frade, Sandra Ramos; Ciclo EmCena a Ciência

A Arte, a Ciência e a História na visão do génio Albert Einstein

O Teatro Extremo assinalou o Ano Internacional da Física com a estreia da peça Einstein do autor canadiano Gabriel Emanuel, numa encenação de Sylvio Zilber, responsável pela versão da peça premiada no Brasil. Esta peça inaugurou o Ciclo EmCena a Ciência que o Teatro Extremo desenvolve com o objetivo de promover uma relação estreita entre a Arte e Ciência junto do público, dando a conhecer a vida e obra de grandes cientistas. 

Sinopse

Em 1949, na noite do seu septuagésimo aniversário, Albert Einstein prepara-se para ir a um jantar. Conversa com o público a quem revela a história da sua vida e explica as suas teorias sobre o universo, com humor e simplicidade. Ao longo da peça, fala-nos da “Teoria da Relatividade”, da sua origem judaica, da sua infância e juventude, do seu relacionamento familiar e do domínio nazi na Alemanha de 1930.

Teatro Extremo - Einstein
Teatro Extremo - Einstein

A Arte, a Ciência e a História na visão do génio Albert Einstein

O Teatro Extremo assinalou o Ano Internacional da Física com a estreia da peça Einstein do autor canadiano Gabriel Emanuel, numa encenação de Sylvio Zilber, responsável pela versão da peça premiada no Brasil. Esta peça inaugurou o Ciclo EmCena a Ciência que o Teatro Extremo desenvolve com o objetivo de promover uma relação estreita entre a Arte e Ciência junto do público, dando a conhecer a vida e obra de grandes cientistas. 

Sinopse

Em 1949, na noite do seu septuagésimo aniversário, Albert Einstein prepara-se para ir a um jantar. Conversa com o público a quem revela a história da sua vida e explica as suas teorias sobre o universo, com humor e simplicidade. Ao longo da peça, fala-nos da “Teoria da Relatividade”, da sua origem judaica, da sua infância e juventude, do seu relacionamento familiar e do domínio nazi na Alemanha de 1930.

31ª Criação do Teatro Extremo | 2005

Duração: 65′

Classificação Etária: M/12

Teatro Extremo - Einstein

Rider Técnico: Completo

Ficha Artística e Técnica

Autor: Gabriel Emanuel; Versão Portuguesa e Voz Off: José Henrique Neto; Dramaturgia e Encenação: Sylvio Zilber (Brasil); Assistência de Encenação: Isabel Leitão; Interpretação: Fernando Jorge Lopes; Cenografia e Adereços: Arminda Moisés Coelho; Assistente de Cenografia: David Oliveira; Carpintaria: João Paulo Santos; Figurinos: Alice Rolo; Consultor Musical: António Rocha; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Desenho de Som: Sérgio Moreira; Operação técnica: Daniel Verdades/Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Design Gráfico: RINGUE; Web Film: yumy technology; Spot TV: l3 Vídeo; Vídeo: João Varela; Fotografia: José Frade, Sandra Ramos; Ciclo EmCena a Ciência

Vídeo do espetáculo Einstein

Fotos do espetáculo Einstein

Lenda das Amendoeiras em Flor

Um contador de histórias invoca o universo fantástico da Poesia

Um espetáculo que integra o Ciclo Histórias dentro de uma Mala que o Teatro Extremo criou com o objetivo de reavivar a memória dos tradicionais contadores de histórias, despertando o imaginário das crianças por novas leituras.  

Sinopse

Um contador de histórias conduz-nos à época em que Portugal era ainda um país de contos de fadas e mouras encantadas… ao reino árabe do Algarve, onde vivia um rei que desposou uma princesa oriunda do Norte.  Mas a princesa padece de uma doença estranha. Um sábio e poeta descobre que a causa dessa doença é a saudade que a princesa sente da sua terra natal.

Teatro Extremo - Lenda das Amendoeiras em Flor
Teatro Extremo - Lenda das Amendoeiras em Flor

17ª Criação do Teatro Extremo | 2001

Duração: 20′

Classificação Etária: M/4

Rider Técnico: Completo

Ficha Artística e Técnica

Baseado no conto popular “A Lenda das Amendoeiras em Flor”; Conceção e Interpretação: Fernando Jorge Lopes; Cenografia e Figurinos: Teatro Extremo, Alice Rôlo; Adereços: Ana Taipas e Jean Marc Dercle; Sonoplastia: Celestino Verdades, Fernando Jorge Lopes; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Operação Técnica: Daniel Verdades/Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia, Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Fotografia: Vítor Cid; Ciclo Histórias dentro de uma Mala – 1º Ato

Teatro Extremo - Lenda das Amendoeiras em Flor

Um contador de histórias invoca o universo fantástico da Poesia

Um espetáculo que integra o Ciclo Histórias dentro de uma Mala que o Teatro Extremo criou com o objetivo de reavivar a memória dos tradicionais contadores de histórias, despertando o imaginário das crianças por novas leituras.  

Sinopse

Um contador de histórias conduz-nos à época em que Portugal era ainda um país de contos de fadas e mouras encantadas… ao reino árabe do Algarve, onde vivia um rei que desposou uma princesa oriunda do Norte.  Mas a princesa padece de uma doença estranha. Um sábio e poeta descobre que a causa dessa doença é a saudade que a princesa sente da sua terra natal.

Teatro Extremo - Lenda das Amendoeiras em Flor

Rider Técnico: Completo

Ficha Artística e Técnica

Baseado no conto popular “A Lenda das Amendoeiras em Flor”; Conceção e Interpretação: Fernando Jorge Lopes; Cenografia e Figurinos: Teatro Extremo, Alice Rôlo; Adereços: Ana Taipas e Jean Marc Dercle; Sonoplastia: Celestino Verdades, Fernando Jorge Lopes; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Operação Técnica: Daniel Verdades/Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia, Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Fotografia: Vítor Cid; Ciclo Histórias dentro de uma Mala – 1º Ato

17ª Criação do Teatro Extremo | 2001

Duração: 20′

Classificação Etária: M/4

Fotos do espetáculo Lenda das Amendoeiras em Flor

Newsletter

Teatro Extremo - Mythos 10

Teatro ExtremO

Subscrever a Newsletter para receber informação atualizada

Newsletter subscrita com sucesso!

X