Espetáculos
Em circulaçÃo


Peça sobre o alcance da Arte e da Ciência na vida dos indivíduos, seus limites e responsabilidade social
Sinopse
“Transgressões” trata da história de Friedrich Wertheim, um químico de origem alemã, que se suicida, culpando-se por ter colocado nas mãos de terroristas uma maneira fácil de fazer uma neurotoxina.
As circunstâncias e os motivos de sua morte perturbam profundamente a vida de três pessoas ligadas a Wertheim – sua filha Katie, Stefan o amante de Katie (um artista conceptual) e a segunda esposa separada de Wertheim, Julia.
A vida dessas pessoas é fraturada pelo suicídio, percebendo-se que o conflito ético entre Katie e seu pai é muito profundo (Katie é cientista, bióloga molecular, mas com ideias muito diferentes sobre a responsabilidade social dos cientistas). O motivo da ação de Wertheim não é tão simples quanto parece, uma vez que emerge de um passado obscuro e de uma série notável de circunstâncias sobre a sobrevivência de seus pais na Alemanha Nazi. Mas esta morte também põe a descoberto “outros esqueletos dentro do armário” tanto de Stefan, como de Julia. Incapazes de resistir ao poder transformador da morte, mas também à sua própria Hubris, separados e juntos pelas suas memórias, vontades e carências, os três “sobreviventes” tentam dar um sentido às suas vidas abaladas por este abrupto evento.
Este espetáculo integra o Ciclo “EmCena a Ciência” que o Teatro Extremo propõe aos seus públicos, baseado no conceito de proximidade entre arte e ciência, seja pela complementaridade, seja pela influência recíproca, no sentido de desmontar os códigos ao ponto de perderam o seu carácter hermético, rígido e sem ligação com a vida do cidadão comum, equacionando a arte e a ciência através das suas dimensões sociais e individuais.
Informação complementar (cientifico, pedagógica) clique aqui.
57ª criação Teatro Extremo
Temporada no Teatro-Estúdio António Assunção
25 Março a 30 Abril
Sextas e Sábados 21H30 Domingos 16H
Duração: 60’
Classificação etária: M/12
Rider Técnico: N/D
Ficha Artística e Técnica
Autor: Roald Hoffmann; Tradução: Luzia Paramés; Encenação: Sylvio Zilber; Interpretação: Cláudia Negrão, Fernando Jorge Lopes e Sara Castanheira; Cenografia: Hugo Migata e Pedro Silva; Construção de Cenografia: Celestino Verdades, Daniel Verdades, Maria João Montenegro; Figurinos: Miguel Falcato; Costureira: Rosário Balbi; Desenho de Luz: Daniel Verdades; Edição de Som: Sandro Esperança; Direção Técnica: Celestino Verdades; Técnicos de Palco: Daniel Verdades e Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Produção: Josefina Correia e Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Formação em Contexto de Trabalho: Carla Neto e Francisca Maurício – Curso Profissional Interprete/Ator/Atriz ES D. Pedro V; Design Gráfico: P2F Atelier; Produção Audiovisual: Diogo Barbosa; Spot TV: Miguel Falcato; Voz Off Spot Rádio/TV: Paulo Lázaro; Fotografia: José Frade

Uma surpreendente viagem fantástica
Sinopse
Milo é uma criança que está sempre aborrecida. Por isso, quando encontra um enorme pacote-surpresa no seu quarto, duvida que seja algo que lhe interesse. Mas quando vê que o presente é uma Genuína Portagem-Fantasma, entra no seu carro a pedais e parte para uma jornada mágica.
56ª criação Teatro Extremo | 2021
Duração: 40′
Classificação etária: M/3


Rider Técnico: N/D
Ficha Artística e Técnica
A partir de “A Portagem-Fantasma” de Norton Juster; Dramaturgia e Encenação: Luzia Paramés; Interpretação: César Melo e Sara Castanheira; Objectos cénicos: Luís Pinho; Figurinos: Alice Rolo; Sonoplastia: Sandro Esperança; Desenho de Luz: Maria João Montenegro; Direção técnica: Celestino Verdades; Técnicos de palco: Daniel Verdades e Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Produção: Josefina Correia e Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Design Gráfico: P2F Atelier; Fotografia: José Frade; 56ª criação do Teatro Extremo
Portugal dos Pequenitos


Criação Original que visita a Primeira República com humor e algum sarcasmo
Sinopse
A trama de “Portugal dos Pequenitos” decorre durante a festa de uma tuna composta por Duxs académicos. A partir daí uma série de peripécias irão levar estes veteranos universitários a confrontar a realidade contemporânea, com alguns episódios ocorridos durante as duas primeiras décadas de há um século atrás, que pela sua similitude não podem deixar de ser objeto de muita curiosidade, em que a repetição de um fenómeno pandémico, por exemplo, salienta-se como um caso paradigmático. A história que se repete. Primeiro como tragédia, depois como farsa, sendo por vezes mais terrível do que a tragédia à qual ela segue, como se nós, humanos, não aprendêssemos nada. Uma história mordaz e onírica.
“Portugal do Pequenitos” insere-se no Ciclo “Sem Rei nem Roque” que o Teatro Extremo tem vindo a desenvolver no sentido de recuperar episódios marcantes da História de Portugal. Um ciclo alicerçado sobretudo na relação contemporânea com a nossa História, na tentativa de observar o passado com os olhos do presente e de trazer para a atualidade assuntos que nos permitem fazer uma análise crítica da sociedade em que vivemos.
55ª Criação do Teatro Extremo | 2021
Duração: 60‘
Classificação Etária: M/12 anos
Rider Técnico: Completo
Ficha Artística e Técnica
Criação, Dramaturgia e Encenação: Coletiva Coordenação artística: Fernando Jorge Lopes Interpretação: Antónia Terrinha, Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes, Isabel Mões, Rui Cerveira e Rui Sá Desenho de Luz: Daniel Verdades Música: Rui Sá Cenografia: Jean Marc Dercle Assistência na construção de cenário e adereços: Maria João Montenegro Figurinos: Miguel Falcato Costureira: Rosário Balbi Movimento: Bárbara Salvador Direção técnica: Celestino Verdades Técnicos de palco: Daniel Verdades e Maria João Montenegro Direção de Produção: Sofia Oliveira Produção: Josefina Correia e Paula Almeida Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos Promoção: Victor Pinto Ângelo Imagem: Miguel Falcato Design Gráfico: P2F Atelier Fotografia: José Frade Vídeo: Henrique Armez e Pedro Costa 55ª criação do Teatro Extremo
SUPERTUDO


Uma história de Super-heróis para toda a família
Sinopse
Supertudo é um herói com poderes sobrenaturais criado pela misteriosa Jones.
Tem como modelo o Super-homem, mas numa versão de paródia; ele leva uma vida dupla como jornalista e super-herói, está apaixonado por Gladys e compete pelo seu amor com Jimmy, um colega de trabalho.
A cidade está assustada com as ações da seita do mal do Grande Dragão e Supertudo está encarregado de destruí-la e fazer justiça.
54ª Criação do Teatro Extremo | 2021
Duração: 75’
Classificação Etária: M/6 anos
Rider Técnico: Completo
Ficha Artística e Técnica
Autor: Josep M. Benet i Jornet; Encenação: Fernando Jorge Lopes; Assistência de Encenação: Josefina Correia; Interpretação: Afonso Guerreiro, Bibi Gomes, César Melo, Jaime Soares, Luzia Paramés; Desenho de Luz: Celestino Verdades; Cenografia e Figurinos: Miguel Falcato; Música: João Balão; Coreografia: Félix Lozano; Adereços e Caracterização: Pessoa Júnior; Assistência de Adereços e Caracterização: Sofia Loureiro; Costureira: Rosário Balbi; Realização Vídeo de Cena: Fernando Jorge Lopes, Miguel Falcato; Direção Técnica: Celestino Verdades; Montagem e Operação técnica: Celestino Verdades, Daniel Verdades, Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia e Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Ana Sofia Ferreira, Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Imagem: Miguel Falcato; Design Gráfico: P2F Atelier; Voz Off Spot Rádio/TV: Paulo Lázaro; Vídeo: Diogo Barbosa; Fotografia: José Frade
Vídeo do espetáculo Supertudo
Era Uma Vez…
Ou Lá o Que é Que é


Comédia burlesca para público familiar
Uma comédia burlesca para público familiar. Uma criação inspirada nas histórias que todos conhecemos desde a mais tenra idade. Espetáculo com interpretação de Bibi Gomes, Rui Cerveira e Fernando Jorge Lopes e direção artística do belga Joseph Collard, criador que tem no seu curriculum a passagem por largos anos pelo Cirque do Soleil.
Sinopse
Desenvolvido na técnica do “clown” moderno, o “clown” de teatro, o espetáculo procura através da ingenuidade, espontaneidade e imaginação, equacionar as inquietações do público contemporâneo de todas as idades, devolvendo-lhe o desejo de sonhar e inventar histórias através do jogo cénico inscrito na representação burlesca dos personagens desses contos universais.
53ª Criação do Teatro Extremo | 2020
Duração: 75‘
Classificação Etária: M/6 anos
Rider Técnico: Completo
Ficha Artística e Técnica
Criação Coletiva; Direção Artística: Joseph Collard; Assistência de Encenação: Josefina Correia; Interpretação: Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes, Rui Cerveira; Figurinos: Arminda Moisés Coelho; Cenário: Daniel Verdades; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Montagem: Celestino Verdades e Daniel Verdades; Operação de Luz e Som: Celestino Verdades/Daniel Verdades; Sonoplastia: Fernando Jorge Lopes, Joseph Collard; Movimento: Bárbara Salvador; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia, Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Vídeo: Diogo Barbosa; Imagem: Fedra Santos; Design Gráfico: P2F Atelier; Fotografia: José Frade
Vídeo do espetáculo Era uma vez… Ou lá o que é que é
Para uma era de extremos é necessário um Teatro ExtremO
Mythos

Uma criação original de inspiração clownesca para toda a família
Uma criação original de inspiração clownesca para toda a família. Interpretada por Bibi Gomes, Rui Cerveira e Fernando Jorge Lopes, tem direção artística de Joseph Collard, criador que tem no seu curriculum a passagem por largos anos pelo Cirque do Soleil.
Sinopse
Uma conferência sobre a Mitologia. Este é o ponto de partida que leva os personagens a fazer uma “viagem” em tom de comédia, em demanda da curiosidade e da imaginação universal, glosando os mitos universais e urbanos para expor a condição humana na nossa sociedade contemporânea.


47ª Criação do Teatro Extremo | 2016
Duração: 75′
Classificação Etária: M/6 anos
Rider Técnico: Medidas mínimas | Completo
Ficha Artística e Técnica
Criação Coletiva; Direção Artística: Joseph Collard; Interpretação: Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes e Rui Cerveira; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Cenografia: Teatro Extremo; Construção de Cenografia e Adereços: Daniel Verdades e Maria João Montenegro; Figurinos: Arminda Moisés Coelho; Sonoplastia: Fernando Jorge Lopes e Joseph Collard; Montagem da Sonoplastia: Sandro Esperança; Operação Técnica: Daniel Verdades/Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia, Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Vídeo: João Varela; Design Gráfico: P2F Atelier; Fotografia: Vítor Cid


Uma criação original de inspiração clownesca para toda a família
Uma criação original de inspiração clownesca para toda a família. Interpretada por Bibi Gomes, Rui Cerveira e Fernando Jorge Lopes, tem direção artística de Joseph Collard, criador que tem no seu curriculum a passagem por largos anos pelo Cirque do Soleil.
Sinopse
Uma conferência sobre a Mitologia. Este é o ponto de partida que leva os personagens a fazer uma “viagem” em tom de comédia, em demanda da curiosidade e da imaginação universal, glosando os mitos universais e urbanos para expor a condição humana na nossa sociedade contemporânea.
47ª Criação do Teatro Extremo | 2016
Duração: 75′
Classificação Etária: M/6 anos

Rider Técnico: Medidas mínimas | Completo
Ficha Artística e Técnica
Criação Coletiva; Direção Artística: Joseph Collard; Interpretação: Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes e Rui Cerveira; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Cenografia: Teatro Extremo; Construção de Cenografia e Adereços: Daniel Verdades e Maria João Montenegro; Figurinos: Arminda Moisés Coelho; Sonoplastia: Fernando Jorge Lopes e Joseph Collard; Montagem da Sonoplastia: Sandro Esperança; Operação Técnica: Daniel Verdades/Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia, Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Vídeo: João Varela; Design Gráfico: P2F Atelier; Fotografia: Vítor Cid
Armstrong

52ª Criação do Teatro Extremo | 2019
Duração: 50′
Classificação Etária: M/12 anos
Rider Técnico: Completo
Ficha Artística e Técnica
Autor e Encenação: Castro Guedes; Assistente de Encenação: Josefina Correia; Interpretação: António Rodrigues; Interpretes em Vídeo: Afonso Guerreiro, Bibi Gomes, Fernando Jorge Lopes, Jaime Soares, Karas, Marco Mendes, Rui Cerveira; Figurinos: Fernando Jorge Lopes, Josefina Correia; Desenho de Luz: Daniel Verdades; Sonoplastia: António Rodrigues; Cenário: Fernando Jorge Lopes, Daniel Verdades; Direção Técnica: Celestino Verdades; Construção e Montagem: Celestino Verdades, Daniel Verdades, Maria João Montenegro; Adereços em fibra de vidro: Maria Ribeiro; Adereços e Maquilhagem: Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia, Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Vídeo: António Rodrigues; Design Gráfico: P2F atelier; Fotografia: Luís Aniceto; Ciclo EmCena a Ciência

Espetáculo a assinalar os 50 anos da chegada do Homem à Lua
Criação que assinalou o 25º Aniversário do Teatro Extremo, no ano quem que se celebrou os 50 anos da chegada do Homem à Lua. Integra o Ciclo EmCena a Ciência que a companhia promove numa relação estreita entre a Arte e a Ciência junto do público, dando a conhecer a vida e obra de grandes cientistas.
Sinopse
Neste espetáculo, o primeiro astronauta que pisou a lua, Neil Armstrong, entre o sonho e um relato de memórias consigo próprio, vai-nos proporcionando o percurso da perceção e evolução científica da organização do Sistema Solar, introduzindo em cena os protagonistas dos principais modelos: Ptolomeu, Copérnico, Galileu, Newton e Einstein.

Vídeo do espetáculo Armstrong
Einstein

31ª Criação do Teatro Extremo | 2005
Duração: 65′
Classificação Etária: M/12
Rider Técnico: Completo
Ficha Artística e Técnica
Autor: Gabriel Emanuel; Versão Portuguesa e Voz Off: José Henrique Neto; Dramaturgia e Encenação: Sylvio Zilber (Brasil); Assistência de Encenação: Isabel Leitão; Interpretação: Fernando Jorge Lopes; Cenografia e Adereços: Arminda Moisés Coelho; Assistente de Cenografia: David Oliveira; Carpintaria: João Paulo Santos; Figurinos: Alice Rolo; Consultor Musical: António Rocha; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Desenho de Som: Sérgio Moreira; Operação técnica: Daniel Verdades/Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Design Gráfico: RINGUE; Web Film: yumy technology; Spot TV: l3 Vídeo; Vídeo: João Varela; Fotografia: José Frade, Sandra Ramos; Ciclo EmCena a Ciência

A Arte, a Ciência e a História na visão do génio Albert Einstein
O Teatro Extremo assinalou o Ano Internacional da Física com a estreia da peça Einstein do autor canadiano Gabriel Emanuel, numa encenação de Sylvio Zilber, responsável pela versão da peça premiada no Brasil. Esta peça inaugurou o Ciclo EmCena a Ciência que o Teatro Extremo desenvolve com o objetivo de promover uma relação estreita entre a Arte e Ciência junto do público, dando a conhecer a vida e obra de grandes cientistas.
Sinopse
Em 1949, na noite do seu septuagésimo aniversário, Albert Einstein prepara-se para ir a um jantar. Conversa com o público a quem revela a história da sua vida e explica as suas teorias sobre o universo, com humor e simplicidade. Ao longo da peça, fala-nos da “Teoria da Relatividade”, da sua origem judaica, da sua infância e juventude, do seu relacionamento familiar e do domínio nazi na Alemanha de 1930.



A Arte, a Ciência e a História na visão do génio Albert Einstein
O Teatro Extremo assinalou o Ano Internacional da Física com a estreia da peça Einstein do autor canadiano Gabriel Emanuel, numa encenação de Sylvio Zilber, responsável pela versão da peça premiada no Brasil. Esta peça inaugurou o Ciclo EmCena a Ciência que o Teatro Extremo desenvolve com o objetivo de promover uma relação estreita entre a Arte e Ciência junto do público, dando a conhecer a vida e obra de grandes cientistas.
Sinopse
Em 1949, na noite do seu septuagésimo aniversário, Albert Einstein prepara-se para ir a um jantar. Conversa com o público a quem revela a história da sua vida e explica as suas teorias sobre o universo, com humor e simplicidade. Ao longo da peça, fala-nos da “Teoria da Relatividade”, da sua origem judaica, da sua infância e juventude, do seu relacionamento familiar e do domínio nazi na Alemanha de 1930.
31ª Criação do Teatro Extremo | 2005
Duração: 65′
Classificação Etária: M/12

Rider Técnico: Completo
Ficha Artística e Técnica
Autor: Gabriel Emanuel; Versão Portuguesa e Voz Off: José Henrique Neto; Dramaturgia e Encenação: Sylvio Zilber (Brasil); Assistência de Encenação: Isabel Leitão; Interpretação: Fernando Jorge Lopes; Cenografia e Adereços: Arminda Moisés Coelho; Assistente de Cenografia: David Oliveira; Carpintaria: João Paulo Santos; Figurinos: Alice Rolo; Consultor Musical: António Rocha; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Desenho de Som: Sérgio Moreira; Operação técnica: Daniel Verdades/Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Design Gráfico: RINGUE; Web Film: yumy technology; Spot TV: l3 Vídeo; Vídeo: João Varela; Fotografia: José Frade, Sandra Ramos; Ciclo EmCena a Ciência
Lenda das Amendoeiras em Flor

Um contador de histórias invoca o universo fantástico da Poesia
Um espetáculo que integra o Ciclo Histórias dentro de uma Mala que o Teatro Extremo criou com o objetivo de reavivar a memória dos tradicionais contadores de histórias, despertando o imaginário das crianças por novas leituras.
Sinopse
Um contador de histórias conduz-nos à época em que Portugal era ainda um país de contos de fadas e mouras encantadas… ao reino árabe do Algarve, onde vivia um rei que desposou uma princesa oriunda do Norte. Mas a princesa padece de uma doença estranha. Um sábio e poeta descobre que a causa dessa doença é a saudade que a princesa sente da sua terra natal.


17ª Criação do Teatro Extremo | 2001
Duração: 20′
Classificação Etária: M/4
Rider Técnico: Completo
Ficha Artística e Técnica
Baseado no conto popular “A Lenda das Amendoeiras em Flor”; Conceção e Interpretação: Fernando Jorge Lopes; Cenografia e Figurinos: Teatro Extremo, Alice Rôlo; Adereços: Ana Taipas e Jean Marc Dercle; Sonoplastia: Celestino Verdades, Fernando Jorge Lopes; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Operação Técnica: Daniel Verdades/Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia, Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Fotografia: Vítor Cid; Ciclo Histórias dentro de uma Mala – 1º Ato


Um contador de histórias invoca o universo fantástico da Poesia
Um espetáculo que integra o Ciclo Histórias dentro de uma Mala que o Teatro Extremo criou com o objetivo de reavivar a memória dos tradicionais contadores de histórias, despertando o imaginário das crianças por novas leituras.
Sinopse
Um contador de histórias conduz-nos à época em que Portugal era ainda um país de contos de fadas e mouras encantadas… ao reino árabe do Algarve, onde vivia um rei que desposou uma princesa oriunda do Norte. Mas a princesa padece de uma doença estranha. Um sábio e poeta descobre que a causa dessa doença é a saudade que a princesa sente da sua terra natal.

Rider Técnico: Completo
Ficha Artística e Técnica
Baseado no conto popular “A Lenda das Amendoeiras em Flor”; Conceção e Interpretação: Fernando Jorge Lopes; Cenografia e Figurinos: Teatro Extremo, Alice Rôlo; Adereços: Ana Taipas e Jean Marc Dercle; Sonoplastia: Celestino Verdades, Fernando Jorge Lopes; Desenho de Luz e Direção Técnica: Celestino Verdades; Operação Técnica: Daniel Verdades/Maria João Montenegro; Direção de Produção: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Josefina Correia, Paula Almeida; Comunicação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos; Promoção: Victor Pinto Ângelo; Fotografia: Vítor Cid; Ciclo Histórias dentro de uma Mala – 1º Ato
17ª Criação do Teatro Extremo | 2001
Duração: 20′
Classificação Etária: M/4
Newsletter